Systema Brazil

Em comemoração à Copa do Mundo na Rússia traremos algumas curiosidades sobre esse país tão vasto! Apesar da bebida russa mais conhecida ser a vodka, hoje falaremos sobre os chás!

O consumo de chá é uma tradição da cultura russa. É um momento para sentar, encontrar amigos, conversar, fazer negócios e compartilhar boas experiências. O ritual tradicional é acompanhado de doces e salgados e não tem hora para acontecer. Do modo tradicional é usado o Samovar – uma vasilha em forma de urna de cobre composta de um recipiente circular munido de uma ou várias torneiras e na qual se coloca a água, na parte inferior se coloca brasas para ferver a água. Ao lado do Samovar é usado um bule com chá concentrado assim o convidado despeja uma quantidade na xícara e adiciona a água quente do Samovar para diluir o quanto quiser. Modernamente são encontrados Samovar de gás e elétricos e eles acabaram sendo substituídos por chaleiras de fogão e chaleiras elétricas pela praticidade.

A palavra самовар, pronúncia: samavár, tem dois raízes: сам – sozinho, por conta própria, вар (de варить) – cozinhar. Os Samovar eram muito caros e muitos são verdadeiras obras de artes. A sua influência na cultura russa é tamanha que ele está presente também em obras literárias (Em Ressureição de Tostoi) e cinematográficas.

Modelo mais trabalhado com o bule de chá concentrado em cima

 

O chá mais comum de consumo é o chá preto, graças às influências comerciais com a China. As fontes oficiais relatam que o chá foi um presente o czar Mikahil, primeiro da dinastia Romanov, no século XVII. A partir do século seguinte o chá chinês começou a entrar na Rússia em grandes quantidades, dando origem à tradição do consumo de chás. A Rússia recebia as folhas de chá por via terrestre e isso mantinha melhor o sabor das folhas de chá.

Modelo mais simples

Para adoçar o chá pode ser usado mel e cubos de açúcar a partir da beterraba (açúcar menos doce do que o de cana, mais conhecido para os brasileiros). Um jeito curioso de beber o chá vem da região da Sibéria, se coloca as pedras de açúcar na boca e então se bebe o chá.

 

Referência

1 2